Análise de SWOT – O que é, e quais são suas Vantagens
Conceito de ‘Análise de Swot’
Análise SWOT (acrônimo para Strengths) (Força), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities(Oportunidades) e Treaths (Ameaças) é o meio pelo qual empresas tendem a estudar os passos seguintes a serem tomados observando os fatores externos e internos do mercado da empresa.
Esta é uma das ferramentas ao mesmo tempo mais simples e eficazes para uma empresa entender seu mercado e criar as bases necessárias para fazer os investimentos corretos.
Este método apesar de simples é eficiente para a construção e manutenção tanto de pequenas quanto de multinacionais.
É preciso entender, resumidamente o que são e para que servem cada um dos quadrantes da Matriz e, assim utilizá-lo com perfeição e assim obter os melhores resultados durante o seu planejamento estratégico – já que ele visa posicionar ou verificar sua empresa no mercado.
S (Strengths ou Forças) – neste ponto todas as vantagens que sua empresa possa ter em relação aos futuros concorrentes ou do seu mesmo segmento de mercado.
W (Weakenesses ou Fraquezas) – aqui é preciso ser honesto e usar do método contrário ao utilizado no ponto anterior e entender quais e quantos são os problemas da empresa em relação às suas concorrentes.
O (Opportunities ou Oportunidades) – são os fatores externos que não podem ser influenciados pela empresa, pois são síndromes de mercado. Aqui estão forças externas que influenciam positivamente o empreendimento.
T (Threats ou Ameaças) – estes serão os fatores externos que podem comprometer o crescimento de sua empresa. Tanto neste como no último ponto é preciso perguntar-se sobre o cenário econômico como forma de preparo para possíveis situações que virão.
Neste ponto é importante esclarecer quais são e como gerenciar os pontos externos e internos:
Fatores Internos: Forças e Fraquezas são influenciáveis e gerenciáveis na medida em que são estudados. Uma empresa que conhece suas fraquezas e forças é capaz de trabalhar estes pontos.
Fatores Externos: Oportunidades e Ameaças, apesar de serem independentes da influencia do empreendedor é possível estudar e criar modos de saber aproveitar as oportunidades proativamente e de reduzir os riscos e percas das ameaças.
Exemplos de Análise SWOT
Para se começar este método é necessário que, no processo de composição da Matriz, levantem-se o maior número possível para cada ponto, como por exemplo:
Forças
Quais as melhores atividades às quais sua empresa está apta?
Que recursos destacam-se entre os demais?
Em relação à concorrência, qual sua maior vantagem?
Os clientes são engajados?
Fraquezas
A mão de obra é plenamente capacitada?
Durante o treinamento existe algo que esteja deixando a desejar?
Por que a concorrência teve preferencia?
Que forma de engajamento devo adotar?
Por que não funciona?
No caso dos fatores externos é preciso atentar-se a pontos que devem ser estudados e observados tais como:
Ameaças
Nova concorrência
Perda de funcionários-chave
Mudança de status quo (no que diz respeito a Leis e regulamentações)
Informação e automatização de processos de produção, comércio etc.
Oportunidades
Mudanças na política econômica do governo
Mudança de tributos
Investimentos externos
Ampliação de crédito de potenciais consumidores
Apenas lembrando que, estes questionamentos são apenas a contexto de exemplificar alguns dos principais problemas/oportunidades que podem ocorrer no processo.
É necessário, como foi dito, que para se chegarem aos questionamentos corretos um planejamento estratégico que mostraram que pontos são notáveis no processo de construção da análise.
Fonte:https://industriahoje.com.br/analise-de-swot-o-que-e-e-quais-sao-suas-vantagens