O que podemos aprender com a história de uma laranja?
Duas irmãs e uma única laranja. As duas queriam a laranja e não estavam dispostas a ceder. O que essa história pode nos ensinar sobre negociação, vendas ou relações profissionais?
Tempos atrás eu li essa história na internet. Difícil saber a autoria, mas cabe em várias situações da nossa vida profissional:
Duas irmãs queriam a única laranja que tinha na cesta de frutas. Como nenhuma delas queria ceder, não tinha acordo, resolveram que a melhor solução era cortar a laranja ao meio:
"Então vamos dividir, assim cada uma fica com uma metade"
Uma delas, desconfiada que era achou que a irmã poderia levar vantagem e propôs:
"Você corta, mas eu escolho a minha metade primeiro!"
E assim resolveram essa pequena contenda: a laranja foi cortada ao meio, exatamente em partes iguais e cada uma pegou a sua metade para usar como queria.
Você acredita que a negociação foi um sucesso? Será que essa era única ou melhor solução?
Bem, nem tanto.
A primeira irmã queria a laranja para fazer um suco Detox porque estava de dieta...
..e a segunda queria usar as raspas da casca da laranja na massa de um bolo e depois salpicar por cima do merengue para dar sabor.
Nenhuma delas tentou entender porque a outra queria a laranja. Uma simples pergunta não foi feita:
Por que você precisa dessa laranja?
A resposta desta pergunta poderia gerar um acordo bem melhor para ambas: uma ficaria com a laranja inteira e teria mais suco e outra com toda a casca para deixar o bolo mais bonito e saboroso.
"Por que você precisa dessa laranja" é uma pergunta que busca entendimento. Ela foca na outra parte para entendê-la, para conhecer uma opinião, um desejo, uma vontade uma carência e busca conciliar os interesses do outro com o seu.
O que podemos aprender com essa pequena história e usar no nosso dia dia nos negócios?
Eu consigo pensar em algumas situações em que a história pode ser usada:
- Perguntas geram respostas, que geram soluções criativas;
- Perguntas são importantes para entender as necessidades do outro;
- Costumamos ir pelo caminho mais obvio, muitas vezes pelo comodismo ou senso comum;
- Precisamos entender o outro antes de propor uma solução;
- Fazer a outra parte compreender as razões que estão por trás das coisas que você deseja e ao mesmo tempo buscar compreender a perspectiva da outra parte.
E você? que analogias pode fazer com essa pequena história?
http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/o-que-podemos-aprender-com-a-historia-de-uma-laranja/108658/