5 características dos grandes líderes que beneficiam suas equipes
By Redação P&N
Publicado em 28/06/2017
Ter habilidade de liderança empresarial é um fator muito importante para que os chefes de equipe consigam guiar seus profissionais, para que eles se sintam motivados e entreguem seus melhores resultados. Entretanto, ainda existem muitos chefes que trabalham na base do grito, da cobrança excessiva ou até mesmo das ameaças. E, na pressão do dia a dia, somente os líderes verdadeiros conseguem guiar os colaboradores rumo ao sucesso.
Especialistas no assunto listam algumas características de grandes líderes. Separei cinco delas para que você saiba quais são as atitudes que beneficiam as equipes e que devem estar presentes em qualquer chefe que pretende alcançar bons resultados. Vamos lá?
1. Ser comunicativo
Comunicar-se bem é primordial para obter sucesso na liderança. Líderes que não conseguem se expressar de maneira clara suas expectativas e orientações tendem a perder o comando de seus times. Além disso, os gestores que possuem uma comunicação ríspida ou lacônica tendem a passar a imagem de intransigentes. Por isso, é fundamental expressar-se com tranquilidade e assertividade para delegar funções e orientar os colaboradores.
2. Saber orientar a equipe
Estamos observando a entrada dos Millennials no mercado de trabalho. Essa nova geração de profissionais possuem uma característica bem marcante: a necessidade de feedback. Os Millennials querem aprender cada vez mais e melhorar seu desempenho, mas também são marcados pela instabilidade no emprego. Essa instabilidade, por sua vez, é fruto da ausência de um feedback construtivo capaz de motivá-los a alcançar melhores resultados. Um bom líder empresarial sabe orientar seus colaboradores em busca de melhorias. Esqueça-se das figuras caricatas de patrões rabugentos e ríspidos. Os novos talentos do mercado procuram chefes “professores”, capazes de auxiliá-los na construção do seu caminho profissional. Tenha em mente que a liderança positiva está cada vez mais ligada ao feedback construtivo e à capacidade de orientação dos funcionários.
3. Ter humildade
Líderes não são figuras infalíveis e que sabem tudo. E o principal: eles admitem isso. Os líderes são apenas funcionários que foram escolhidos para orientar os demais dentro de um setor e tomar decisões. Ter em mente que a posição de liderança não coloca o chefe como um semideus que sabe tudo é o primeiro passo para conquistar os demais. Não se trata de demonstrar ignorância, mas de ter humildade para trocar conhecimentos e ideias com a equipe.
4. Respeitar o próximo
Respeito e empatia são características de grandes líderes. Um bom líder só conquista o respeito de sua equipe quando respeita também as diferenças e limitações de cada um. Colocar-se no lugar de seu funcionário e entender os obstáculos dele é um passo importante para cativá-lo e, principalmente, demonstrar respeito pelo profissional que ajuda a empresa a crescer.
5. Tomar decisões
A tomada de decisão não é algo simples de se fazer. Os desdobramentos de uma decisão equivocada podem marcar profundamente o desempenho da empresa e até mesmo os rumos da carreira dos funcionários. Um bom líder sabe tomar decisões e faz isso com base na compreensão que possui sobre as características de sua equipe, o desempenho dela e a forma como ela trabalha. Exercitar a democracia e pedir opiniões na hora de decidir algo importante também não é nenhum pecado. O líder que consulta os colaboradores pode encontrar no diálogo pontos importantes que passaram batidos. Mais uma vez, a comunicação é a chave para uma decisão correta.
Essas são cinco características de grandes líderes que você não deve deixar de exercer para estimular o crescimento profissional e os resultados obtidos pela equipe. Lembre-se: a liderança é algo que pode ser exercitada e aprimorada ao longo da carreira.
Por David Portes, autor dos livros “David: Uma Lição de Vida e de Marketing” e “O Segredo do Sucesso”.